AFINAL, O ABSINTO É MESMO A BEBIDA MAIS ALCOÓLICA DO MUNDO?

Primeiramente, o teor alcoólico de uma bebida é determinado através do processo de destilação e diluição. O absinto é famoso não apenas pelo seu teor alcoólico, mas também devido seu sabor anisado e por ter um passado histórico associado a artistas e boêmios que consumiam em busca de inspirações artísticas para suas obras.
O absinto não é a bebida mais alcoólica do mundo. Ele é uma bebida alcoólica destilada que geralmente possui um teor alcoólico alto, em torno de 40% a 89,9% de álcool por volume.
Existem bebidas destiladas mais fortes em relação ao teor alcoólico, como algumas variedades de aguardente. Atualmente, temos como bebida mais alcoólica do mundo a Vodka Spirytus Stawski, com um teor alcoólico de 96%.

No entanto, no absinto há presença de uma substância chamada tujona. É uma substância química encontrada em ervas usadas na sua produção, como a artemísia-absinto, e que pode causar efeitos psicoativos e alucinações em doses elevadas. Devido a esses efeitos, o absinto foi banido em muitos países durante grande parte do século XX. Hoje em dia, muitos países têm regulamentação que limita o teor de tujona no absinto.
Portanto embora o absinto possa ser forte em termos alcoólico e possa ter um histórico de associação com efeitos psicoativos, não é necessariamente a bebida mais alcoólica do mundo.

REFERÊNCIA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *