USO DA SALMOURA

A salmoura é uma solução muito versátil que pode ser utilizada de várias formas em diversas áreas, não só na indústria de alimentos. Ela é muito conhecida por suas propriedades de conservação e, de fato, compre muito bem esse papel.

Salmoura é o nome que se da a uma solução com alta concentração de sal em água, essa concentração pode variar entre 3,5% e 26%, isso varia de acordo com a temperatura e circunstâncias as quais ela se encontra. Também chamada de brine, é a solução na qual os alimentos são mergulhados por um determinado período capaz de melhorar a qualidade deste produto.

Quais características do alimento ela melhora?

  1. Melhora a textura principalmente de proteínas;
  2. Melhora o sabor;
  3. Ajuda a temperar e conservar o alimento.

Como funciona uma salmoura?

              A salga pela salmoura, ao contrário do que muitos dizem, não funciona por osmose, mas sim por difusão, ou seja, as moléculas saem da parte mais concentrada para a menos concentrada para atingir o equilíbrio. Devido a este fato, o que acontece é justamente a penetração da água e do sal no alimento submetido ao método.

Em quais alimentos podemos usar a salmoura?

  1. Carnes
  2. Queijos
  3. Produtos em conserva (milho, cebola, batata, pepino, etc.)

Referência:

https://pt.linkedin.com/pulse/uso-da-salmoura-na-alimenta%C3%A7%C3%A3o-como-funciona-use-brine-barufaldi?trk=pulse-article_more-articles_related-content-card

https://pt.linkedin.com/pulse/salmoura-brine-solu%C3%A7%C3%A3o-de-alta-concentra%C3%A7%C3%A3o-cloreto-s%C3%B3dio-barufaldi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *