Impacto do COVID-19 na INDÚSTRIA

“O setor da indústria alimentícia no Brasil é um dos grandes motores da economia interna do país nos últimos anos, o que teoricamente nos faz refletir que a epidemia causada pelo Covid-19 trouxe dificuldade para esse setor no ano de 2020. Entretanto, será que a indústria alimentícia, tanto nacional quanto internacional, vem sofrendo declínio com esse novo cenário de quarentena? 

A verdade é que não, o cenário epidemiológico provocado pelo Covid-19 que levou a população do mundo todo a passar a maior parte do tempo em casa promoveu ainda mais o crescimento desse setor industrial. Dados divulgados pelo “Abia” nos últimos dias indicou um crescimento considerável em diversos ramos da indústria de alimentos no país, dentre elas temos um aumento na produção de açúcar (22,6%), carnes e análogos de carne (1,9%) e óleos vegetais (3,9%). 

Embora muitos setores que impactam na economia do país estão sofrendo uma queda brusca de vendas (como restaurantes, lanchonetes e comércios em geral) pelo fato de não ter a mesma quantidade de pessoas circulando pelas ruas, shoppings e feiras, o consumo de produtos alimentícios dentro das residências aumentou consideravelmente, de forma que o maior tempo de estadia das pessoas dentro de casa as leva à consumir mais alimentos, refletindo assim aos dados citados anteriormente. 

Além disso, o atual cenário de pandemia impactou em diversos pontos alternativos, como: 

  • Aumento na venda online 

As vendas online tiveram um aumento significativo nesse semestre, tendo em vista que bares, restaurantes, baladas e supermercados foram diretamente afetados pela crise do coronavírus nesse período. Sendo assim, as pessoas encontraram em aplicativos online, e-commerce, entre outros, a solução para driblar a crise e conseguir aliviar o estresse, ansiedade e medo trazidos pela COVID-19. 

A expectativa é que os pedidos online continuem a crescer após a pandemia principalmente pela praticidade e valor mais em conta. 

  • Comportamento do consumidor: 

Com o risco do desemprego, a preocupação em conseguir ter acesso a comida, manter as contas em dia e até mesmo a redução de salários levou os consumidores começaram tomar como prioridade a compra de alimentos com preço mais acessível e que possuem vida de prateleira mais longa. Além disso, também surgiu a ideia de estocagem de alimentos, o que tornou a venda de alguns alimentos em específico mais alta. 

  • Impactos nas pequenas e grandes empresas 

Enquanto as empresas de grande porte tiveram um aumento nas vendas devido ao novo comportamento do consumidor, enquanto as empresas de pequeno porte tiveram um impacto negativo nesse período, algumas fecharam as portas por não conseguirem ficar tantos meses de portas fechadas e por não conseguirem se adaptar à nova tendência dos Drives- Thru.  Aqueles que sobreviveram mudaram procedimentos e hábitos já estabelecidos em seus negócios para tentar manter o ritmo econômico durante a pandemia.  

  • Adaptação ao Drive-Thru: 

Uma das alternativas encontradas pelos restaurantes, pizzarias e estabelecimentos de comidas prontas em geral, foi a implementação do “Drive-Thru”, que permite os clientes a retirada do produto em mãos sem necessitar descer do carro, tornando a entrega de produtos muito eficiente e rápida, além de ajudar a manter as vendas dos estabelecimentos. Também se nota um investimento considerável com relação as entregas de comida em domicílio via aplicativos (IFood, UberEats, Rappi, etc.), que também torna uma ótima alternativa ao aumento das vendas. 

Com os rumores a respeito das vacinas, a instabilidade política e econômica do mundo, torna-se difícil prever o comportamento dos setores industriais nos próximos tempos, entretanto é fácil notar que todos estão lutando contra as novas exigências do mercado de trabalho e dos consumidores, portanto, as indústrias estão encontrando novos meios de trabalhar para entregar as melhores experiencias aos seus respectivos clientes. 

As expectativas do mundo todo são de mudança para o ano de 2021, o cenário atual mostrou que grandes mudanças eram necessárias e, portanto, será necessário se adaptar a elas para manter os negócios em alta. Dessa forma, o futuro das indústrias de modo geral está baseado na capacidade de se adaptar e vencer a crise, que se tornou ao mesmo tempo o maior desafio e o maior estímulo para que houvesse mudanças no ano de 2020 com relação aos setores produtivos do mundo todo.” 

Referências Bibliográficas 

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