COMO A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR A MELHORAR A PRODUTIVIDADE?

A relação entre produtividade e alimentação é íntima. O quê, quando e quanto você come durante o dia influenciam diretamente em seus resultados. A alimentação afeta a produtividade de forma direta. Não comer bem pode diminuir sua energia e criar um ciclo vicioso de dias exaustivos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma alimentação adequada tende a elevar os níveis de produtividade em 20%. Por isso, é necessário ficar atento ao que consumimos em cada uma das refeições. Começar o dia de estômago vazio pode ser uma emboscada. Trabalhar assim, mais ainda. Uma refeição completa logo pela manhã faz bem para a concentração.

E, aqui vamos destacar a importância em oferecer elementos nutricionais no dia a dia corporativo e também quais são os alimentos em cada refeição que aumentam a produtividade no trabalho!

1.         Café da manhã

Neste momento podemos abordar o clássico pão com ovo e um café ou suco!

Além de vitaminas capazes de ampliar o tamanho dos neurônios e otimizar a memória, o simples sanduíche ainda é rico em fibras, se feito com pão integral, beneficiando o sistema digestivo. Adicione azeite de oliva e você tem um café da manhã fortificado e saboroso.

Sucos de fruta naturais ou uma caneca de chá/café complementam o cardápio do café da manhã, que ainda pode conter um iogurte, rico em proteínas, minerais e probióticos e ainda tem a opção de complementa-lo com mel, sementes, aveia e pedaços de fruta.

2. Almoço

Nunca tome uma decisão de cabeça quente e também nunca escolha seu cardápio do dia pensando apenas na fome ou em apenas sacia-la, pois, uma decisão impulsionada pela fome nem sempre é a mais inteligente, porque a tendência é querermos saciá-la o mais rápido possível e com o que estiver mais facilmente acessível. Siga aí algumas de nossas sugestões:

Salmão com o Ômega-3 para potencializar o foco e a memória, arroz integral com suas vitaminas e magnésio e muitos legumes e vegetais!

Mas como não dá para comer salmão todo dia nos mostraremos outras opções. Então vale substituir por uma omelete, frango, peru, bife (especialmente de fígado) ou camarão.

Isso porque esses alimentos possuem um nutriente essencial para a saúde do cérebro que muitos não conhecem, a Colina, que também está presente no repolho, couve-flor e brócolis.

3. Sobremesa

Essa e a parte preferida de muitos: chocolate!

Isso mesmo, e permitido sim. Pode comer sem peso na consciência!

O chocolate negro tem propriedades antioxidantes que aumentam a produção de endorfinas e estimulam o foco e a concentração.

Mas tem que ser chocolate com alta porcentagem de cacau. Logo você vai se acostumar.

4. Lanchinho da tarde

Sementes como amêndoas, nozes e castanha-de-caju possuem diversas propriedades benéficas para o cérebro, sangue e sistema nervoso. Podem ser consumidas em porções ou acrescentadas a uma salada de frutas ou iogurte.

E além de serem deliciosas, vale muito a pena preparar vitaminas de banana e abacate. Pois de acordo com a pesquisa do Hubspot, “o cérebro funciona melhor com 25 gramas de glicose circulando no sangue”, quantidade presente em uma banana.

5. Jantar

Dê preferência para refeições mais leves no fim do dia. Assim, sua noite de sono não será prejudicada por esforços de digestão.

Que tal uma salada bem colorida? Abuse das verduras — principalmente as de cores mais escuras, que são capazes de aprimorar a capacidade cognitiva do cérebro e apresentam propriedades antioxidantes capazes de retardar o envelhecimento.

Então, abuse do espinafre! E acrescente cenoura para equilibrar o nível de açúcar no sangue, azeitonas e por que não alguns cubos de um bom queijo fresco para arrematar?

Se precisar de algo mais sólido, prepare um sanduíche de pão integral com basicamente os mesmos ingredientes da salada.

É claro que atentar-se à alimentação não é o único fator que colabora com a nossa produtividade. O cuidado com a saúde, de modo geral, diz muito sobre o quanto produzimos. Cuidar do nosso corpo com uma rotina de exercícios físicos adequados e noites de sono tranquilas podem, junto à comida, melhorar nosso trabalho e estudos.

http://www.pecanita.com.br/blog/alimentacao-melhora-a-produtividade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *