BENEFÍCIOS DA SOJA

Na salada, no leite vegetal ou até mesmo no sanduíche este grão está presente na alimentação dos brasileiros de várias maneiras sempre desempenhando papel nutritivo.

Cultivada pela primeira vez há cerca de cinco mil anos na Ásia, a soja é considerada uma excelente fonte de proteína vegetal, o que a torna ingrediente favorito de dietas veganas e vegetarianas.

Mas as vantagens não param por aí, confira agora as maravilhas que essa planta faz 😀

Hoje em dia a soja é muito conhecida pela maioria das pessoas. No Brasil seu cultivo começou na segunda parte do século XX e atualmente é o principal cultivo da agricultura brasileira. O grão pertence a família das leguminosas e é nativa do extremo oriente. A soja é o principal substituto de carnes para vegetarianos por conter uma alta quantidade de proteínas,  contém a chamada proteína completa, ou seja, contém todos os aminoácidos que precisamos consumir pela alimentação. Além disso, esta leguminosa possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais, é rica em vitamina A, o qual é benéfica para a saúde da pele e cabelos. Também possui vitamina C, que significa que ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Já em relação aos minerais, é rica em cálcio.

A soja é considerada um alimento funcional, pois contém substâncias capazes de modular as respostas metabólicas do indivíduo, resultando em maior proteção e estímulo à saúde. Alimentos funcionais promovem o bem-estar dos indivíduos, prevenindo o aparecimento precoce de doenças degenerativas e permitindo o aumento da longevidade com qualidade de vida. Portanto, são alimentos que contêm uma ou mais substâncias capazes de atuar no metabolismo ou na fisiologia do ser humano, promovendo melhorias à saúde, a presença destas substâncias devem ser informadas ao consumidor e pode impactar a comercialização do produto.

Vantagens/Benefícios

Por ser rica em nutrientes, gorduras essenciais (ômega 3 e 6), proteínas e quantidades significativas de minerais, o grão é capaz de impactar positivamente a saúde de seus consumidores de várias maneiras como:

  • Redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), ajudando no controle e prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Manutenção da saúde óssea e melhora do trânsito intestinal (graças às fibras presentes no alimento);
  • Prevenção de alguns tipos de câncer;
  • Regular nível de açúcar no sangue;

Uma dos principais responsáveis pela maioria das vantagens para o consumo deste grão são as isoflavonas, que são compostos considerados estrógenos naturais, capaz de agir de diversas formas no organismo como:

  • Aumento da sensibilidade do organismo a insulina, podendo ser um grande aliado na prevenção de diabetes;
  • Seus compostos fenólicos podem reduzir a absorção de carboidratos pelo intestino regulando os níveis de açúcar no sangue (controle da glicemia)
  • Como esses compostos podem auxiliar no equilíbrio hormonal, o mesmo favorecem o tratamento/prevenção da osteoporose em mulheres que em muitos casos ocorre na pós menopausa por conta de descontrole hormonal;
  • Conforme falado acima, por diminuírem os níveis de colesterol ruim, o uso da soja em conjunto com medicamentos  para colesterol e pressão alta, funcionam como tratamento complementar para doenças cardiovasculares;
  • Por possuírem estruturas semelhantes ao estrógeno (hormônio produzido pelos ovários e que deixam de ser produzidos na menopausa), esses compostos se apresentam como uma alternativa para alívio dos sofrimentos causados por essa etapa, além de serem uma opção para regular os níveis de estrógeno, consequentemente ajudando a amenizar os sintomas da TPM.

Como consumir

Atualmente a soja pode ser consumida na forma de grãos cozidos, proteína texturizada (carne de soja) e farinha. Além do grão, existem outras formas de consumo, como leite de soja, iogurtes, tofu, molhos, queijos, entre outros.

Por apresentar grande versatilidade e considerável valor nutricional, a mesma serve de base para suplementos, como:

  •  A Lecitina de soja (fabricada a partir da extração do óleo dos grãos) que pode ser ingerida como cápsulas;
  • Encontrada na forma de proteína isolada de soja (usada no preparo de barras proteicas  ou vitaminas).

Referências:



https://www.tuasaude.com/beneficios-da-soja/
https://www.paraisosaudavel.com.br/os-5-beneficios-da-soja-e-o-que-ela-pode-fazer-pela-sua-saude
https://www.brejeiro.com.br/noticias/as-vantagens-do-consumo-de-soja/
https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/soja/pos-producao/soja-na-alimentacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *