Tabela e Rótulo Nutricional

Introdução

Você já deve ter ouvido falar sobre tabela nutricional e rótulo, mas você sabe a importância de colocá-lo nos alimentos? Nesse artigo você entenderá um pouco mais sobre o que é e qual a necessidade de usá-los.

A primeira pergunta que você deve estar se fazendo é: O que é tabela nutricional e para que serve?

A tabela nutricional, como o próprio nome diz, é uma tabela que tem como principal função trazer informações como, quantidades de nutrientes contidos nos produtos, de acordo com a porção do alimento. Isso mostra aos consumidores o quanto pode ser consumido daquele alimento em suas dietas, partindo de alguns valores de referência pré-estabelecidos para cada produto. Os nutrientes obrigatórios são: valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Abaixo, você confere mais detalhadamente o que são cada um deles:

Valor energético: Quantidade energética no alimento em questão. É quantificado em quilocalorias (Kcal) ou quilo joules (kJ).

Carboidratos: Moléculas contidas no alimento cuja função é fornecer energia a quem está consumindo-o.

Proteínas: Componentes que são importantes na manutenção das células no organismo.

Gorduras totais: Além de serem altamente energéticos, esses compostos auxiliam no transporte das vitaminas A, D, E e K.

Gorduras saturadas: Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal, como carne, toucinho, pele de frango, queijo, leite integral, manteiga, requeijão e iogurte.

Gorduras trans: Gordura encontrada largamente em alimentos industrializados, que usam gorduras vegetais hidrogenadas na preparação.

Fibra alimentar: Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais.

Sódio: apesar de ser um dos principais componentes encontrados no próprio sal de cozinha, ele é encontrado em praticamente todos os alimentos e regula certas funções do organismo.

Mas e o rótulo?

É a parte gráfica junto com informações dispostas na sua embalagem. Além de levar a marca do fabricante, ela traz alguns ingredientes para que possam ser tomados como referência em determinado produto, além de alertar pessoas sobre o que vai na composição de cada produto.  Tem como função comunicar a relação de ingredientes presentes nos produtos a serem comercializados, quantidade e presença/ausência de alergênicos.

Quais alimentos são obrigados a se adequarem à rotulagem nutricional?

Alimentos produzidos, comercializados e embalados na ausência do consumidor e prontos para serem oferecidos aos mesmos. Os ingredientes e matérias-primas alimentares para fins industriais não terão a obrigatoriedade de declaração da informação nutricional.

Mas são TODOS os produtos alimentícios PRECISAM ter tabela e rótulo?

De acordo com a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Não! Abaixo estão especificados os alimentos que não são obrigados a ter rotulagem nutricional:

– Bebidas alcoólicas;

– Os aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia – ou seja, matéria prima na fabricação de alimentos;

– Especiarias;

– Águas minerais e as demais águas de consumo humano;

– Vinagres;

– Sal (cloreto de sódio);

– Café, erva mate, chá e outras ervas sem adição de outros ingredientes;

– Alimentos preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais, prontos para o consumo como por exemplo sanduíches e sobremesas do tipo flan, mousse, etc. também estão excluídos da rotulagem nutricional, exceto no caso de serem comercializados para outros estabelecimentos;

– Produtos fracionados nos pontos de venda a varejo, comercializados como pré-medidos (ex.: produtos fatiados como queijos, embutidos, etc.)

– Frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados e congelados;

– Alimentos com embalagem cuja superfície visível para rotulagem seja menor ou igual a 100 cm2.

O que acontece com quem não segue às normativas da Anvisa referentes a tabela nutricional e rotulo?

Por meio da fiscalização, a ANVISA pode aplicar penalidades que variam entre advertência, multa ou até mesmo interdição do estabelecimento do responsável que não se adequar às normativas.

E onde a AJEA entra nisso tudo?

A AJEA – Consultoria & Projetos presta esse tipo de serviço buscando seguir a legislação vigente no país determinada pela ANVISA e INMETRO. A rotulagem realizada pela AJEA apresenta conformidade com a legislação desses órgãos com o objetivo de proporcionar ao comerciante a segurança de colocar no mercado do ramo alimentício somente produtos que seguem um padrão de qualidade.

Mas vocês estão fazendo esse projeto em meio ao COVID-19?

Seguimos às recomendações da OMS e por meio do Home Office, estamos realizando esse projeto com toda a qualidade que você precisa.

Precisa de tabela nutricional e rótulo para seus produtos? Entre em contato conosco!

Referências:

http://portal.anvisa.gov.br/documents/33880/2977862/An%C3%A1lise+de+Impacto+Regulat%C3%B3rio+sobre+Rotulagem+Nutricional_vers%C3%A3o+final.pdf/d75810be-176c-423f-91c3-c2e405626e87

http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/396679/Perguntas_e_Respostas_sobre_Informacao_Nutricional_Complementar.pdf/745a80a9-f27f-43b1-b5e7-b5f4abaae275

http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=417795&_101_type=content&_101_groupId=33916&_101_urlTitle=rotulagem-nutricional

https://saude.ig.com.br/alimentacao/como-ler-os-rotulos-dos-alimentos/n1237860970374.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *