Alimentação X Imunidade em tempos de pandemia

Sabemos que com a pandemia do Covid-19 que atingiu o mundo todo, a imunidade da população baixou. Para manter essa imunidade alta é recomendado manter o consumo de frutas e legumes variados em pelo menos cinco porções por dia, eles contêm vitaminas e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. 

As vitaminas A e C são as mais apontadas quando se fala em imunidade. A fama é justa, mas sozinhas, elas não são capazes de garantir um sistema imunológico forte. 

A orientação de ingestão de vitamina C é de 75mg ao dia, no caso das mulheres, e 90mg, no caso dos homens. Alguns exemplos de vitamina C são: laranja, kiwi, acerola, morango, batata-doce, pimentão-vermelho, entre outros.

Já a recomendação diária para a ingestão de vitamina A é de 700 µg para mulheres e de 900 µg para homens. Umas das principais fontes dessa vitamina, são: bife de fígado, cenoura, frutas de coloração amarelo-alaranjada como: mamão, manga e caqui.

Para que o conjunto de órgãos, tecidos, células e moléculas que formam o sistema imunológico funcione perfeitamente, é necessário que tenhamos uma alimentação equilibrada com proteínas, carboidratos, gorduras e minerais. E a ingestão de água é fundamental para o funcionamento do corpo, sendo indispensável para as células do sistema imunológico, por isso, nunca espere a sede chegar, mantenha sua garrafinha sempre por perto e beba água várias vezes ao dia. Sua saúde agradece!

Abaixo contém algumas dicas de como planejar uma alimentação saudável e equilibrada:

  1. Comece criando o cardápio da semana e liste os ingredientes necessários;
  2. Evite comprar alimentos ultra processados;
  3. Organize sua rotina para preparar as próprias refeições em casa;
  4. Prefira versões integrais de pães e massas, pois são ricos em fibras, vitaminas, sais minerais e antioxidantes e possuem menos gorduras saturadas;
  5. Aproveite este momento em casa para descobrir formas de consumir mais frutas e legumes.

Outra sugestão importante é conservar essas frutas e legumes, portanto, abaixo alguns cuidados que deve ter com esses alimentos:

Uma técnica muito eficaz é o branqueamento de hortaliças, que permite que os alimentos sejam congelados por até três meses. Alguns exemplos de hortaliças que podem ser realizados esses processos: aspargo, batata, berinjela picada, acelga, almeirão, brócolis, cenoura, entre outros.

  1. Lave e corte os legumes e as verduras na forma em que deverão ser consumidos;
  2. Mergulhe-os em uma panela de água fervente com fogo alto e feche a tampa;
  3. Retire-os da panela e mergulhe-os em água bem fria, com gelo e deixe pelo mesmo tempo;
  4. Escorra a água e armazene esses alimentos em potes herméticos ou sacos de plástico próprios;
  5. O descongelamento pode ser feito diretamente no cozimento.

Não só na pandemia mas em todos os momentos da vida devemos nos preocupar com a nossa alimentação! Se cuidem e se protejam sempre!

Referência: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/alimentacao-para-fortalecer-a-imunidade-em-tempos-de-covid-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *