Doenças transmitidas por alimentos

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são causadas por ingestão alimentar ou água contaminada por microrganismos patogênicos. O quadro clínico de quem abstrai essa doenças varia de diarreias e vômitos, até febre e falta de apetite.

O acaso das DTA’s, a cada dia que se passa, aumenta de maneira expressiva. Podemos destacar, algumas contribuições para a ocorrência dessas eventualidades, como: produção alimentícia e grande proporção; aumento gradativo da população, e até  falta de fiscalização referente a qualidade dos insumos alimentícios.

Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o perfil das doenças transmitidas por alimento ainda não é conhecido. Este fato, se concretiza, pelos sintomas serem semelhantes ao de outras doenças ou infecções, o que gera uma falta de cuidado dos brasileiros a se automedicarem e não darem o devido cuidado à doença.

Os contaminantes que trazem esse mal para os alimentos, podem ser incluídos em qualquer fase do processo de produção do produto. Desde o instante do plantio e da colheita da matéria prima, e até no momento da ingestão na casa do consumidor.

 A análise microbiológica, chega com um papel muito importante para o combate dessas doenças. Mesmo podendo controlar o alimento somente quando se encontra em fase de análise, a redução das DTA’s podem salvar vidas. Um exemplo disso é o fato que ocorreu na cervejaria Backer, quando o produto foi contaminado em sua fase de produção com uma substância tóxica. Essa contaminação foi responsável por causar mortes e trouxe sequelas para outros consumidoresExistem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias, vírus, parasitas, fungos e protozoários. A implantação das Boas Práticas de Fabricação é a ferramenta base para garantir a qualidade dos alimentos e impedir que seu consumo ofereça risco à saúde humana.

Referências:

Secretaria da vigilância à saúde. Ministério da Saúde. Brasília/DF, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_integrado_vigilancia_doencas _alimentos.pdf. Acesso em: 08/06/2021

DAMIAN, A. Doenças Transmitidas por alimentos. Neoprospecta. Out, 2016. Disponível em: https://blog.neoprospecta.com/doencas-transmitidas-alimentos/. Acesso em: 08/06/2021IFOPE, Educacional, Doenças transmitidas por alimentos: o que são DTA?. 2020. Disponível em: https://blog.ifope.com.br/o-que-e-dta/. Acesso em 08/06/2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *