Diferença do leite condensado para a mistura láctea condensada de leite, soro de leite e amido

O que é leite condensado? 

  O leite condensado é dado pelo leite de vaca e açúcar apenas, que, após levar para aquecer, cria-se o produto. O produto pode ser produzido através de leite em pó integral e lactose, e foi descoberto através do francês Nicolas Appert em 1820, em sua pesquisa a respeito da esterilização e conservação de alimentos em embalagens de vedação adequadas, e em 1828, o inventor francês Malbec utilizou do método de Appert, utilizando leite fresco de vacas para criar o leite condensado.  

O que é mistura láctea? 

A mistura láctea,que segundo o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) consiste no produto que contém em sua composição final mais que 50% de produtos lácteos ou produtos lácteos compostos,geralmente é composta por é composta por soro do leite, amido de milho e uma quantidade menor de leite de vaca puro, esses ingredientes são adicionados a fim de reduzir o custo e aumentar o rendimento do produto. 

Diferenças na composição e na produção. 

Mesmo sendo uma opção viável para o leite condensado, a mistura láctea tem grande diferença na sua composição em relação a ele. O leite condensado é um alimento que contém, principalmente, leite fluído ou concentrado, açúcar e lactose, tem como produto final do processo a consistência viscosa e semilíquida, aparência de cor branca amarelada, odor e textura homogêneos e com ausência de arenosidade. 

Já a mistura láctea tem em sua composição a união de diversos ingredientes, como açúcar, soro de leite, amido de milho, pouca quantidade de leite, gordura vegetal, e aditivos químicos, como espessantes e conservantes.A consistência, cor e odor geralmente são próximos no entanto quando se fala de textura, o composto tem uma predisposição a ser mais firme e alterar o resultado final dos preparos. 

Outro fator de diferença entre os dois produtos é a forma em que eles são processados O leite condensado é formulado por meio da redução parcial da água do leite e pela adição de açúcares, resultando em um produto mais amarelado, cremoso e doce. Em contraponto,a mistura láctea é a junção de vários ingredientes, como açúcar, soro de leite, amido de milho, pouca quantidade de leite, gordura vegetal, e aditivos químicos, como espessantes e conservantes. 

Atenção às embalagens  

Analisar a embalagem no momento da compra é essencial para não levar o produto errado, pois há uma grande semelhança entre a embalagem de leite condensado e a de mistura láctea, principalmente se forem da mesma marca.  

Outro ponto que ajuda a diferenciar os dois produtos é o preço, pois a mistura láctea possui um preço muito menor que o do leite condensado na maioria dos casos. 

A mistura láctea substitui o leite condensado? 

A resposta para essa pergunta é não. Apesar de muitos utilizarem a mistura láctea como um substituto do leite condensado em preparações caseiras, essa substituição confere aspectos diferentes ao produto final. As principais diferenças se encontram na textura final do alimento, pois o leite condensado possui uma maior concentração da gordura do leite e também de proteína, o que o torna mais indicado na preparação de alimentos que precisam de certa consistência, maciez ou cremosidade.  

Referências: 

BRASIL. Decreto nº 9013, de 29 de março de 2017. Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *