Consequências no erro da elaboração da rotulagem nutricional

Imagine algum produto perecível com a data de validade impressa errada? Ou a falta de informações sobre o conteúdo do produto, como a inserção de glúten nos ingredientes? Além de danosos a saúde, esses erros podem gerar processos e perdas financeiras para a empresa.

Mas o que é rotulagem nutricional?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que é o órgão que estabelece quais as informações devem constar nos rótulos dos alimentos, visando garantir a qualidade do produto e a saúde da população. Para ela um rótulo ou rotulagem é todo tipo de inscrição, legenda, imagem, matéria descritiva ou gráfica que esteja na embalagem de um alimento ou bebida; seja de maneira escrita, impressa, gravada ou colada. Com isso a ANVISA estabelece regras que são importantes para que as empresas forneçam à população dados que ajudem na hora da escolha do produto. Como por exemplo a lista de ingredientes, prazo de validade e informações nutricionais estão entre os itens obrigatórios nos rótulos, assim como a medida caseira, que é como o consumidor mede os alimentos (fatias, xícaras, colheres, etc).

Quais são as consequências de não seguir a legislação?

Cada dado na rotulagem nutricional está conforme as Resoluções de Diretoria Colegiada (RDCs), que são legislações específicas da ANVISA, e obrigam que haja informações a respeito das propriedades de produtos (exceto água, embalagens de até 10cm x 8cm e bebidas alcoólicas). Para fins de tabela nutricional, devem ser levadas em consideração duas resoluções principais a RDC 359 (Regulamento técnico de porções de alimentos embalados para fins de rotulagem nutricional) e a RDC 360 (Regulamento técnico sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados). Ponto que se devem ter atenção:

  • O erro mais comum é a inserção de informações erradas nos rótulos que compõem as embalagens, e essas precisam ser capazes de deixarem os consumidores cientes de dados como data de validade, conteúdo, volume, ingredientes, restrições de uso ou alimentares, origem, entre outros.
  • Os erros podem acontecer na criação, revisão ou mesmo na impressão dessas informações.
  • Informações erradas podem trazer sérios problemas para as empresa e multas milionárias. Além disso, as empresas podem ser processadas pelos consumidores.
  • A melhor maneira de se evitar esses problemas é trabalhar com ética e sempre está atualizado com as RDCs, leis e portarias que são publicadas pela Anvisa ou empresas afins, para melhor atender aos consumidores dos alimentos. Além de buscarem profissionais capacitados para a elaboração correta das rotulagens.
  • Outro problema bastante comum é o tamanho das fontes. Na legislação existem padrões de tamanhos de fontes para que as embalagens estejam regulares e de acordo com as normas.

Onde fazer a tabela nutricional?

Agora que você aprendeu que rótulos errados trazem sérios problemas as empresas que comercializam e aos consumidores, que tal você verificar se o seu rótulo está de acordo com as legislações vigentes? A AJEA oferece o serviço completo em relação à rotulagem e à tabela nutricional para quem precisa de agilidade e preza por atendimento à legislação e segurança alimentar. Ainda não possui tabela nutricional no seu produto? Peça já́ o seu orçamento 100% gratuito de tabela nutricional e rotulagem no nosso site!!

https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/rotulos-embalagens-tem-muita-informacao-pouca-clareza-nos-alimentos-problema-ainda-mais-grave-23522887

http://portal.anvisa.gov.br/rotulagem-de-alimentos#:~:text=A%20Anvisa%20%C3%A9%20o%20%C3%B3rg%C3%A3o,e%20a%20sa%C3%BAde%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o.&text=As%20regras%20tamb%C3%A9m%20incluem%20o,ou%20que%20induzam%20ao%20erro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *