Edulcorantes

Os Edulcorantes (popularmente conhecidos como adoçantes) são aditivos alimentares que conferem dulçor à uma gama muito vasta de alimentos. Desde a descoberta de alguns tipos como a Sacarina em 1879 por Ramsen ou do Ciclamato em 1937, por Michel Sveda, esses aditivos alimentares vem sendo cada vez mais utilizados na indústria de alimentos e também nas receitas caseiras.

Os diabéticos são os principais consumidores de edulcorantes e esses aditivos permitiram que eles pudessem implementa-los em sua diéta e ter acesso ao sabor doce semelhante ao da sacarose, mas sem comprometer o controle metabólico da Diabetes Mellitus. Além disso, ele vem sendo uma alternativa para a utilização do açúcar na alimentação devido ao seu baixo valor calórico.

Esses aditivos podem ser até 20.000 vezes mais doce que o açúcar e estão sendo amplamente estudados para serem utilizados no desenvolvimento de novos produtos e até mesmo na produção de alimentos diet, light ou zero. É possível encontra-los em alimentos como refrigerantes, chocolates, bolachas, cookies, entre outros. Segundo uma pesquisa de Orçamentos familiares de 2008, constatou-se que aproximadamente 25,9% da população brasileira consome produtos como bolos, pães e biscoitos diet e light fora de casa em relação ao total consumido, esse percentual se torna 40,1% quando se trata de refrigerantes diet e light.

É possível encontrar edulcorantes naturais (como xilitol ou sacarose) e artificiais (como ciclamato ou sacarina) para serem comprados em supermercados, e de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) existe uma tabela de edulcorantes permitidos no uso em alimentos e seus respectivos limites máximos de ingestão para a segurança dos consumidores. Você pode encontrar esta tabela no link abaixo:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: https://www.gov.br/agricultura/pt-r/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/legislacao-1/biblioteca-de-normas-vinhos-e-bebidas/resolucao-rdc-no-18-de-24-de-marco-de-2008.pdf/view

Quando o objetivo é promover um sabor de qualidade aos alimentos e reduzir suas calorias, os edulcorantes tornam-se ingredientes chaves no processo e por isso seu uso vem se destacando cada vez mais com o passar dos anos. A adoção de seu uso na indústria prova que esses aditivos possuem grandes potênciais tecnológicos.

Fonte: Food Ingredients Brasil

Além de todos os benefícios já citados acima, a redução do uso de açúcar nos alimentos ou a sua substituição completa/parcial por edulcorantes pode reduzir os custos de produção, tornando todo o processo mais economicamente saudável e interessante em diversos aspectos.

REFERÊNCIAS

• BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução
de Diretoria Colegiada – RDC no 18, de 24 de março de 2008. Regulamento Técnico
que autoriza o uso de aditivos edulcorantes em alimentos, com seus respectivos
limites máximos. Disponível
em: http://elegis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=30216&word.


• ALMEIDA, M. A. (2013). A promoção da saúde nas mídias sociais: Uma análise do
perfil do Ministério da Saúde no Twitter (Trabalho de conclusão de curso).
Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

• CARDELLO, Helena Maria André Bolini; SILVA, Maria Aparecida A.P. da; DAMASIO, Maria Helena. Análise descritiva quantitativa de edulcorantes em diferentes concentrações. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas , v. 20, n. 3, p. 318-328, Dec. 2000 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612000000300008&lng=en&nrm=iso>.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *