Mofo e bolores nos alimentos

Os mofos e bolores são termos populares para indicar a presença de fungos filamentosos que se desenvolvem em matéria orgânica, como os alimentos. Existem diversos fungos, alguns inócuos, que não causam problemas aos consumidores e outros toxigênicos, que produzem micotoxinas que podem causar uma série de reações quando ingerido, como vômitos, intoxicação alimentar, alergias, dores abdominais, alterações no fígado e rins e até mesmo comprometer a circulação sanguínea.

Os fungos se proliferam através de esporos e quando encontram condições ideais se reproduzem formando colônias. Quando esse fungo se torna visível na parte de fora dos alimentos, suas colônias já estão desenvolvidas na parte de dentro do alimento, podendo já ter produzido as toxinas.

A principal maneira de identificar a presença desses fungos é observando características diferentes que se desenvolvem no alimento, como o cheiro e a cor, principalmente se apresentarem bolores já visíveis de coloração rosada, azulada, verde, preto ou cinza.

Para evitar o crescimento e proliferação desses fungos maléficos é importante evitar a exposição dos alimentos à umidade, calor e em alguns casos até a escuridão e principalmente ficar atento ao prazo de validade determinado nas embalagens, data essa estipulada por meio de um estudo de vida de prateleira que irá garantir que o alimento, nesse período, esteja apto ao consumo e que não tenha riscos de qualquer tipo de contaminação, como bolores.

Agora que você tem esse conhecimento, sabe que, caso um alimento esteja mofado você deve evitar consumir esse alimento, pois há grandes chances de ser nocivo à sua saúde.

https://www.ufsm.br/midias/arco/comida-mofada-faz-mal/

https://www.facebook.com/medicinaveterinaria.com.br/videos/293455402047916/

https://pet.agro.ufg.br/n/100201-aproveitar-alimentos-com-mofo-e-prejudicial-a-saude-mito-ou-verdade

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/09/26/quando-e-seguro-comer-pao-queijo-e-outros-alimentos-mofados.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *