VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE ÓLEO E AZEITE?

A maioria das pessoas não sabem a diferença que existe entre o óleo e o azeite, mesmo os dois sendo muito utilizado na casa de todos os brasileiros. Uma grande parte das pessoas acreditam que o azeite é uma opção muito melhor e mais saudável do que o óleo e por conta disso acabam substituindo o óleo que seria usado para fritar por azeite, sem saber que dependendo do tipo de azeite que será utilizado, ao aquecê-lo, pode virar uma gordura saturada que é prejudicial à saúde.

Tanto o óleo quanto o azeite são lipídios, que são macro nutrientes que desempenham funções estruturais, hormonais e energéticas no nosso organismo, fornecendo ácidos graxos essenciais e sendo fundamentais para que ocorra a absorção de vitaminas como a A, D, E e K sendo esse o mesmo motivo de não poderem ser eliminados completamente de uma dieta.

A maior diferença entre ambos é o processo de extração, uma vez que, o óleo é obtido das sementes, caroços ou grãos oleaginosos (soja, milho, etc), enquanto o azeite é extraído da polpa de frutos (oliva, dendê, etc). Quando comparado ao óleo, o azeite é um produto que apresenta baixa estabilidade térmica, logo ele irá se decompor mais rápido à medida que é aquecido, não sendo ideal para realização de frituras ou processos que exigem altas temperaturas.

A composição do azeite é bem diferente dos outros óleos vegetais. Durante o seu processo de produção, ele passa por uma prensagem a frio, que mantém seus benefícios. Os azeites são classificados por suas características de sabor e aroma, resultantes do seu processo de extração, o extravirgem é considerado o mais puro, com menor acidez (o ideal é de 0,5% ou menos) e tem melhores elementos químicos.

Para citar um exemplo de óleo, como o de soja que é o mais consumido no mundo, devido ao seu preço e sabor, que é mais suave quando comparado aos outros, tem percentual de gordura saturada de 15%, ou seja, possui 85% de gordura insaturada, que traz uma série de benefícios ao organismo.

Apesar dos benefícios de ambos, o consumo dos óleos vegetais não está liberado sem moderação. Eles devem fazer parte de 25% a 30% da dieta diária, ou seja, aproximadamente, três colheres de sopa por dia, como preconiza a Academia Americana de Ciências. Então, o segredo é escolher a opção que seja mais ideal e que mais seja apropriada para o alimento que você for utilizar, se será um óleo ou um azeite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *